Cipeiros associados ao SINTERC participam de curso de ORSB em Toledo

A CUT Paraná realiza, entre os dias 21 e 22 de outubro, a primeira etapa do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), na cidade de Toledo. A turma participará de três módulos com dois dias de duração cada, somando um total de 48 horas de carga horária. A primeira etapa tratará da história da classe trabalhadora, a formação da sociedade brasileira e o novo sindicalismo.

O segundo módulo, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, terá como tema a Concepção, Estrutura e Prática Sindical da CUT, sua história, princípios e traz também uma breve introdução à gestão sindical. Por fim, no terceiro módulo (ainda com data a definir), o curso abordará a Organização por Local de Trabalho, debaterá temas como organização, formação e uma breve apresentação sobre negociação coletiva e saúde dos(as) trabalhadores(as).

As trabalhadoras(es) da base do SINTERC de Telêmaco Borba – representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na atual gestão – participam dos trabalhos. A diretora presidente, Dóris Andrade da Cruz, a diretora tesoureira e técnica em Segurança do Trabalho Eliane Nascimento e a funcionária do SINTERC, Andreia Alves, também estarão presentes.

Segundo Eliane, o curso é importante para os(as) trabalhadores (as) que atuam na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) porque traz novidades sobre seu funcionamento, com reflexos na saúde dos trabalhadores (as). A diretora ressalta que a partir de 24 de maio de 2016, a NR-5 passou a vigorar com novas regras de funcionamento da CIPA, conforme estabelecido no artigo 163 da CLT ( Consolidação das Leis Trabalhistas). “A nova NR-5 dá mais poderes de negociação para os representantes de trabalhadores, isso significa mais participação e atuação. A formação desse trabalhador (a) é fundamental, pois terão conhecimento necessário para propor ações na prevenção de acidentes e doenças decorrentes ao trabalho. Como há várias empresas do nosso segmento que possuem CIPA regulamentadas conforme a NR-5, vimos a necessidade de convidar as (os) trabalhadoras (es) para participar da formação”, ressaltou ela.

O curso de ORSB é um dos instrumentos para fortalecer o Projeto Sindical, bem como ampliar a representação sindical da Central nos locais de trabalho. Um dos seus objetivos é o fortalecimento das entidades sindicais de base das pessoas participantes na atual conjuntura do país de ataques à democracia e às instituições democráticas.

Inscrições

Devem ser feitas através do e-mail da Secretaria de Formação (formacao@cutpr.org.br) com Nome, E-mail, Telefone e Entidade que representa. Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria de Formação da CUT PR (41) 3232-4649.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 17 =